Orquestras

O projecto Plastic Funk visa a implementação de orquestras locais de percussão em reciclados, de âmbito nacional, que possam futuramente funcionar em rede.

Em parceria com a “Brigada do Mar” [ONGA], terá lugar uma acção de sensibilização ambiental através da recolha de resíduos das praias, matas e florestas, com o propósito de reutilizar estes materiais introduzindo-os no espetáculo, como instrumentos musicais, decoração e figurinos.

De seguida, serão feitas sessões de construção de instrumentos, os ensaios e aprendizagem do repertório das orquestras, no decorrer de três meses aproximadamente, e a apresentação publica do espectáculo final.

Este projecto pretende ter um desenvolvimento de âmbito nacional (Portugal Continental) juntamente com vários municípios, entidades e estruturas aderentes, tendo em vista proporcionar futuramente o intercâmbio entre orquestras que serão criadas em diferentes localidades e que possam funcionar em rede, com o objetivo de contar com a participação em apresentações conjuntas, das várias orquestras em espetáculos de grande dimensão.

Tem ainda a perspetiva de criar uma estrutura com desenvolvimento sustentável a médio prazo.

A criação artística e a formação das orquestras advém de abordagens inovadoras, partindo de repertorio original, contando ainda com a possibilidade de inserção de temas e arranjos de música popular local de forma a afirmar os valores de cada localidade (por ex: cânticos populares relativos à actividade laboral e tradicional).


Plastic Funk @ Sines

A primeira orquestra do Plastic Funk teve lugar em Sines, entre Abril e Junho de 2022, com o apoio da C. M. Sines.

O espectáculo final foi apresentado no FMM Sines [www.fmmsines.pt].

Fotos